O ciúme



Quem nunca sentiu ciúmes? É normal sentir ciúmes? O ciúme é um sentimento humano normal, que faz parte da vida emocional dos indivíduos assim como outras emoções. Da mesma maneira, o ciúme pode ser vivenciado como uma emoção passageira ou como parte de um relacionamento.

O problema começa no grau de ciúmes sentido. Quando esse sentimento passa a gerar sofrimento para a pessoa que o sente e para as pessoas que são alvo do ciúme alheio, então é hora de parar para olhar para isso com mais atenção. Podemos sentir ciúmes de nosso (a) companheiro (a), de nossos filhos, de familiares, de amigos, do chefe, de pertences, etc. Mas a base do ciúme é sempre a mesma: o medo de perder algo que nos é precioso.

Mas de onde vem esse medo? Pode ser por que temos baixa auto-estima e acreditamos que outra pessoa pode "levar" aquilo que seria "nosso", como o amor de uma pessoa. Pode ser por que alguém provoca esse sentimento, ameaçando "ir embora" com outra pessoa. Há uma infinidade de combinações para esse sentimento surgir. De qualquer forma, em alguns momentos, ele pode até ser saudável quando evidencia o valor que damos a uma relação, ou o cuidado que precisamos tomar cultivando o amor do outro para que a relação permaneça viva e interessante.

Desta maneira o medo de perder, ou o ciúme, poderia funcionar como um protetor do relacionamento, como um aviso de que é necessário cuidar das relações. Uma vez que a relação está sendo cuidada, que os parceiros estão presentes e interessados em mantê-la viva, não há por que o ciúme falar mais alto. Quando isso acontece é sinal de que o ciumento precisa ser investigado melhor, buscando suas causas mais profundas, pois sendo este patológico, será necessário tratar essa emoção para que a convivência seja possível.

Renata Soifer Kraiser, graduada, pós-graduada e mestre pela PUC-SP em Psicologia e Psicoterapia, atende em seu consultório, localizado na zona oeste de São Paulo, pessoas interessadas em Psicoterapia Individual.
Ligue e marque um atendimento: (11) 3031-5196 e (11) 3031-2769